segunda-feira, 6 de maio de 2019

Definições Business Intelligence

Muito se fala de BI e nem sempre existe um alinhamento sobre que essa sigla realmente representa.

O termo BI (Business Intelligence) é muito usado para definir ferramentas de software de geração de relatórios, mas devemos ampliar esta visão e entender que se trata de um conceito. BI está relacionado a capacidade e habilidade que uma empresa tem de promover um processo de tomada de decisão baseado em informações confiáveis, disponíveis no momento certo e apresentadas no formato certo para as pessoas certas.

Não está simplesmente relacionado a tecnologias, também remete maneira que os processos de negócio obtêm as informações necessárias para suportar as decisões. Algumas pessoas podem pensar que para ter BI é preciso ter ERP estruturado, um CRM, ou vários sistemas implantados gerando dados operacionais. Isso não é premissa. De fato é preciso ter processos que capturam as informações certas para os objetivos definidos no plano estratégico, seja em sistemas de informação complexos, em planilhas ou qualquer tipo de formato.

Para visualizarmos um cenário de aplicação de BI vamos a um exemplo:

Uma aeronave em operação possui um objetivo único e bem definido: cumprir seu plano de voo e chegar ao seu destino em segurança.

Porém, para chegar ao seu destino o piloto precisa verificar constantemente os dados de controle da aeronave: altitude, localização, velocidade, temperatura, dados de meteorologia, etc.

Se algo sair do plano e variar mais do que o aceitável, o piloto deve fazer pequenas ou grades intervenções baseando-se nos dados e feedback atualizado do dashboard da aeronave.

As empresas e seus gestores, assim como as aeronaves e seus pilotos, possuem objetivos (destinos), planejamento estratégico (plano de voo) e controles (indicadores de performance) que as permitem olhar para o passado, perceber o presente e agir com base em informação para vislumbrar o futuro e tomar a decisão antes que seja tarde demais.

Estes dados  dão ao gestor a opção de fazer correções durante o curso, simplesmente observando a evolução dos indicadores que são fatores críticos do sucesso de um objetivo.

Felizmente as aeronaves tem mais sucessos nos seus objetivos do que as empresas, será que isso está relacionado com o fato das métricas e indicadores dos aviões serem mais precisas e confiáveis do que das empresas?

A medida que o tempo passa, as ferramentas de BI estão evoluindo cada vez mais para fornecer informações confiáveis, que possam ser entregues no momento certo e no formato certo. Mas felizmente não são apenas as ferramentas que evoluem, novas metodologias e melhores práticas sugiram nos últimos anos para auxiliar na definição dos objetivos de controles. Alguns exemplos são COBIT e BSC.

Tão importante como conseguir medir com consistência usando tecnologias de BI é saber o que medir. As métricas precisam estar focadas nos objetivos estratégicos para que BI realmente entregue valor para o negócio ao invés ter o efeito negativo de tirar o foco dos fatores críticos para o sucesso.

As métricas nascem basicamente da evolução da:

MISSÃO, que define uma...

VISÃO, que orienta o...

PLANO ESTRATÉGICO, que se desdobra em...

OBJETIVOS, que são medidos por...

INDICADORES, que são fontes da dados para tomadas de decisão.

 

Algumas perguntas que precisam ser respondidas pelos indicadores:

    O que aconteceu?

    Porque aconteceu?

    O que está acontecendo?

    O que poderá acontecer?

 

Porém a maior parte do problema ocorre quando é preciso buscar as respostas para estas questões. Os dados não estão disponíveis ou não estão sendo coletados corretamente pelos processos de negócio ou ainda estão disponíveis mas de forma descentralizada, em um formato bruto que precisa ser trabalhado. 

Uma importante premissa para o sucesso do uso de ferramentas de BI, está muito mais relacionado à definição de um plano estratégico claro e seus respectivos processos para coleta e tratamento das informações. Do que a escolha da melhor ferramenta de software de BI.


Então o que é BI?
 

BI compreende ferramentas que ajudam as empresas executarem o gerenciamento da performance dos indicadores e seus respectivos objetivos estratégicos.

Estas ferramentas ajudam no sentido de prover recursos para consolidação de dados de diferentes fontes, permitir que usuários tenham um meio de acesso rápido e preciso que permita uma análise avançada destes dados.



De fato, com uma estrutura consistente de BI acaba com aquele cenário onde cada departamento trabalha com a sua planilha e ao apresentá-las descobre-se várias versões da verdade, resultados conflitantes. Existe apenas uma versão da verdade!


Na visão da empresa líder do quadrante mágico do gartner, Microsoft, uma solução BI precisa de uma plataforma para consolidação de dados (ETL), uma ferramenta robusta e eficientes para criação de modelos de dados (cubos) ferramentas de analise voltadas para o usuário final e que sejam flexível a ponto de atender níveis de maturidade de diferentes das empresas. Algumas características de uma platarforma de BI são:


- Confiável e Flexível
- Plataforma integrada
- Ambiente familiar
- Capacidade de BI para todos, desafogando a TI mas sem perder o controle

O princípio é a escolha da ferramenta certa para cada nível de maturidade de cada departamento ou usuário.
 

O processo de BI é vivo, está sempre se adequando às mudanças de estratégias das empresas, por isso, a implantação precisa ser rápida ao mesmo tempo robusta para estar pronta para o crescente volume de dados.

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